Grito pelo acesso a Universidade!

13:20 LevantePE 0 Comentarios




Enquanto 35,8% dos jovens brancos de 18 a 24 anos frequentam o ensino superior, apenas 16,4% dos negros na mesma faixa etária estão nestas instituições. Além disso , 60% da população negra não tem oportunidade de cursar o ensino superior.
A Lei das Cotas, sancionada na semana passada é uma vitória do povo brasileiro!!!Num país em que menos de 4% da juventude nas universidades estudaram em escola pública, uma política de cotas é uma vitória na luta por uma universidade popular, voltada aos interesses da classe trabalhadora.
A lei garante que a juventude negra e pobre brasileira terá oportunidade de entrar na universidade. No próximo vestibular já serão reservadas 12,5% das vagas da UFPE para negros, indígenas e estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. A luta não está ganha! É preciso mobilizar a juventude de Recife para que essa porcentagem atinja os 50% previstos pela lei já no próximo ano.
É nesse sentido que nos mobilizamos nesse dia 05 de Setembro convidando a população a participar do Grito dos Excluídos reivindicando um Estado que garanta o acesso ao conhecimento ao Povo Brasileiro. Sabemos que as cotas sozinhas não irão resolver o problema na educação, que precisamos lutar para garantir não apenas um ensino superior, mas uma educação de qualidade desde o ensino básico. No entanto, não podemos negar as desigualdades educacionais no Brasil e as cotas são uma alternativa para a juventude excluída acessar o direito a estudar nas universidades públicas.

A atividade, organizada pelo Levante Popular da Juventude, com o intuíto de esclarecer a população sobre o significado do sistema de cotas e, ao mesmo tempo, mobilizar para o Grito dos Excluídos no dia 07 de Setembro, contou também com a participação de diversos outros movimentos (como o MTC, o Najup-UFPE, a Pastoral da Juventude Rural, a Central Única dos Trabalhadores) e pretende ser apenas o início de um debate necessário com a sociedade pernambucana. 

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga