Quem Somos?

19:04 Neyl Santos 0 Comentarios


O LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE é um MOVIMENTO SOCIAL NACIONAL, que visa contribuir na construção de um PROJETO POPULAR PARA O BRASIL, por meio da organização da juventude.

Acreditamos num levante do Povo para acabar com a exploração. Queremos destruir o poder atual, e substitui-lo por um Projeto Popular, construído pelo povo e para o povo.

Atuamos no meio urbano, organizando os/as jovens que não tem referência de organização popular. Além disso, atuamos no meio rural, fortalecendo o protagonismo da juventude dentro dos movimentos sociais.

Somos uma Organização de jovens militantes voltada para a luta de massas. Nosso Objetivo é que a juventude tome consciência da sua historia e da realidade à sua volta para transformá-la.

Embora trabalharemos com bandeiras econômicas (acesso à educação, passe-livre etc.), não é a perspectiva de acesso imediato a esses bens o que mobiliza nossos/as militantes.

Nossa juventude se organiza para fazer denúncias à sociedade, por meio de ações de AGITAÇÃO E PROPAGANDA (agit-prop), ou seja, varias técnicas de comunicação com o povo. Não temos bandeiras previamente definidas. A luta politica se dá pelas pautas escolhidas pelos/as próprios/as militantes, baseados/as na historia e nas necessidades do povo.

Organicidade

O Levante se estrutura a partir de três instâncias: As "Células", a "Secretaria operativa" e o "Acampamento".


*Célula

   É o espaço principal de participação. São formadas por pequenos grupos de militantes, a partir dos quais estes desempenham as principais tarefas do Levante.
   Essas células estão assentadas sobre uma base territorial, ou seja, se desenvolvem nas comunidades em que se inserem.
   As células são flexíveis. A partir de grupos menores é mais fácil encontrar agendas comuns, o que garante encontros mais frequentes e rápidos. Possibilitam uma participação maior de cada militante, tanto na tomada de decisões como na execução das tarefas.
 As células são também "grupos de vivência". Nossas relações politicas não estão separadas de nossas relações pessoais. Não são algo formal e obrigatório. A construção de relações de companheirismo é fundamental.

*Secretaria Operativa

   A secretaria operativa é responsável por cumprir as decisões tomadas nas células e acampamentos. Acumula a tarefa de articulação interna (entre as células) e externa (com a sociedade de modo geral). É formada por representantes de cada célula. Pode tomar decisões de emergência.

*Acampamento

   O acampamento é a instância máxima de decisão. É o espaço em que se reúnem os/as militantes de todas as células, onde são socializadas as experiências locais e onde se dá a conversa sobre os rumos gerais do Levante.
Página inicial