19:33 LevantePE 1 Comentarios




Encontro Internacional de Jovens em Solidariedade com a Venezuela e a Revolução Bolivariana.

    Estimulando a mística da luta por uma Pátria Livre, vamos compartilhar um pouco da atual conjuntura da Venezuela e da vivência no Encontro Internacional de Jovens em Solidariedade a Venezuela e a Revolução Bolivariana, que se deu entre os dias 21 a 27 de agosto de 2012 na Venezuela.
     
     O encontro contou com a participação de 2000 jovens militantes de diversos partidos, movimentos e organizações sociais de cerca de 15 países da America Latina. Aconteceu ao mesmo tempo em 12 estados da Venezuela, com brigadas que contavam com a participação de todos os países. Além de momentos de integração de toda juventude em Caracas.
   
   Para a juventude da América Latina esse foi um importante momento para vivênciar e compreender o processo revolucionário Bolivariano. Possibilitando fortalecer a consciência da luta Latino Americana na perspectiva da integração dos povos em busca da soberania, igualdade, independência, justiça social e distribuição qualitativa das nossas riquezas. A revolução Bolivariana representa uma referência para nossa reflexão nesse momento histórico transcendental que necessita da nossa posição para fortalecer as lutas históricas. Num projeto de unidade da America Latina, a Venezuela assume um papel importante.
  
  Os resultados do processo revolucionário Bolivariano servem de exemplo para nossos países em todos os aspectos: sociais, culturais, econômicos e políticos. Podemos constatar na vivência desse encontro que a alegria do povo, por si mesma, expressa o sentido do processo revolucionário vivido e que precisa ser seguindo. Em particular, podemos reconhecer os importantes resultados para com a juventude, entre eles, a municipalização da educação, o excelente sistema de saúde apoiado por Cuba, criação de um Ministério de Poder Popular para Juventude, inédito na nossa América Latina... Para nós fica a certeza de que toda América Latina precisa se manter vigilante, unida, fortalecendo o processo revolucionário bolivariano.

    A juventude venezuelana tem muita consciência política, espírito revolucionário e socialista. É a força motriz do processo revolucionário da Venezuela. Tem clareza do que significa a revolução e do efeito dela em suas vidas. A esperança faz com que desde muito cedo a juventude se envolva em tarefas políticas e assim se fazem protagonistas da construção de uma nova história. No encontro, conduziam todo processo com maturidade e dedicação demonstrando seu alto nível de preparação, principalmente para com o trabalho de massa.

    A militância e a formação da juventude se dão nas organizações sociais, nas escolas, mas principalmente no partido político PSUV – Partido Socialista Unidos da Venezuela que tem mais de dois milhões de jovens filiados em todo pais. Compreendem que a revolução é um movimento, um projeto de vida, sonho,  dignidade  esperança e por isso lutam e buscam envolver a cada dia no processo cada pessoa, cada jovem da classe trabalhadora.

    Muita coisa foi possível de ser vivida, vista, refletida e compreendida. Um processo cheio de avanços que tem suas contradições e muitos desafios a serem enfrentados, principalmente por se construir dentro do sistema capitalista devorador de homens e mulheres.

*Texto baseado no depoimento da companheira Rafaela Alves – MPA – Sergipe.


INDEPENDÊNCIA E PÁTRIA SOCIALISTA
VIVEMOS E VENCEREMOS!








“El contenido del programa de la Pátria interpreta la voluntad de las mayorias populares. Es por ello que debe ser debatido ampliamente por el pueblo que sabra darle forma definitiva y hacer las correcciones necesarias”. Hugo Cháves

Um comentário:

  1. Muito bom teu post, Mateusinho. Esse processo deve ter sido muito instigante!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga